Guimarães situa-se a Norte de Portugal, a aproximadamente 56 km de distância da cidade do Porto, que é a segunda maior cidade de Portugal. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, localizado no Porto a 40 km de distância da Universidade do Minho. A partir de lá, os participantes podem encontrar um transfer (GET BUS), um táxi ou um carro alugado para chegar ao evento. A partir do centro da cidade do Porto os participantes podem encontrar comboio e autocarro de hora em hora. Para aqueles que chegam de Espanha, Guimarães situa-se a cerca de 60 minutos da cidade de Vigo. Guimarães está munida de infraestruturas de acesso por autoestrada, tanto do Porto como de Vigo.
A cidade de Guimarães é única em Portugal. O seu passado está intimamente aglutinado à História de Portugal sendo comumente e orgulhosamente conhecida como Berço da Nação Portuguesa. A história da cidade está estreitamente ligada com a fundação da nacionalidade Portuguesa. Sendo um reino independente desde 1143, Portugal estabeleceu suas fronteiras em 1297, o que faz de Portugal uma das nações mais antigas da Europa.
O Centro Histórico de Guimarães foi premiado com estatuto de Património Mundial da UNESCO em 2001, onde o seu ambiente único de ruas estreitas e praças, proporciona o significado de património cultural e, que é a realidade cotidiana para a população local.