Portugal SB13

A conferência foi organizada pela Associação iiSBE Portugal com o apoio da Universidade do Minho e do IST e de vários municípios e envolveu os principais intervenientes do sector da construção em Portugal. A conferência SB2013 portuguesa focou-se nas soluções que permitem atingir as metas da chamada UE 20-20-20.

 
 


Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento SustentávelA iiSBE Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que promove várias iniciativas relacionadas com a construção sustentável.

Tem por objectivo apresentar e constituir um Fórum nacional de discussão  acerca de iniciativas de construção sustentável que se desenvolvem nas diversas entidades locais e regionais que participam na construção sustentável. Adicionalmente, promove, representa-se e faz-se representar em iniciativas de carácter normativo e legislativo, pretendendo certificar edifícios em termos de sustentabilidade e formar peritos qualificados em Avaliação da Construção Sustentável (ACS).


Desenvolvimento Sustentável

A definição do conceito “desenvolvimento sustentável” tem sido amplamente discutida e sofrido algumas mutações ao longo do tempo. Este conceito foi definido pela primeira vez da seguinte forma:

“Por desenvolvimento sustentável entende-se o desenvolvimento que satisfaz as necessidades actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazerem as suas próprias necessidades.” 

in Relatório Brundtland, 1987

O desenvolvimento sustentável é um conceito muito mais lato do que o de protecção do ambiente. Implica a preocupação pelas gerações futuras e a manutenção ou melhoria da salubridade e integridade do ambiente a longo prazo. Inclui as preocupações com a qualidade de vida – e não só o crescimento económico –, a equidade entre pessoas no presente – incluindo a prevenção da pobreza –, a equidade entre as gerações – as gerações do futuro merecem um ambiente pelo menos tão bom como aquele que usufruímos actualmente, se não melhor –, e preocupações com as problemáticas sociais, sanitárias e éticas do bem-estar humano. Implica, ainda, que só deverá haver um maior desenvolvimento se este se situar dentro dos limites necessários ao equilíbrio dos sistemas natural e artificial


Construção Sustentável

A importância da indústria da construção no cumprimento dos objectivos do desenvolvimento sustentável foi discutida pela primeira vez na conferência do Rio de Janeiro (Rio-92). Neste acontecimento foram discutidas as políticas que visavam o aumento de oportunidades às gerações futuras, através de uma nova estratégia ambiental direccionada à produção de construções melhor adaptadas ao meio ambiente e à exigência dos seus utilizadores.

O termo “construção sustentável” foi proposto pela primeira vez pelo professor Charles Kibert (1994) para descrever as responsabilidades da indústria da construção no que respeita ao conceito e aos objectivos da sustentabilidade:

"Sustainable construction is the responsable creation and management of an healthy built environment, based on the eficient use of the resources and on the ecological principles"

Charles kibert, 1994


Integrando os princípios da eco-eficiência com as condicionantes económicas, a equidade social e o legado cultural (introduzindo um novo aspecto ao nível do conceito “tempo”), estamos na presença das três dimensões da construção sustentável.



Dimensões da construção sustentável (Agenda 21)

Em suma, a construção sustentável assenta em vários objectivos, como por exemplo:

  • Economizar energia e água;
  • Assegurar a salubridade dos edifícios;
  • Maximizar a durabilidade dos edifícios;
  • Planear a conservação e a manutenção dos edifícios;
  • Utilizar materiais eco-eficientes;
  • Apresentar baixa massa de construção;
  • Minimizar a produção de resíduos;
  • Apresentar custos de ciclo de vida menos elevados do que a construção convencional;
  • Garantir condições dignas de higiene e segurança nos trabalhos de construção;


 
 

SB14 World Conference

Barcelona
28-30 Outubro 2014

Euro-ELECS 2015

Guimarães
21-23 Julho 2015

Portugal SB16

Em preparação

BSA 2016

Em preparação

 
 


Enfrentando a realidade

Eficiência Energética de Edifícios

 

 
 


Proceedings SB07

Proceedings SB10

 

 

 

| |

Última actualização: 03/08/11